Caldo de Ossos – O Guia Completo

Da origem histórica e valor nutricional
aos seus principais benefícios e qualidades

Por: equipe WonderLev | 21/02/2023 | 8 min de leitura

Caldo de ossos, também chamado de brodo e mundialmente conhecido como Bone Broth – é uma das mais populares tendências em superalimentação, saúde, fitness e wellness.

Algumas pessoas consomem para emagrecer, outras para aprimorar a qualidade da pele, nutrir e regenerar tecidos e intestino. Outras consumem simplesmente para aumentar a ingestão diária de proteínas e colágeno de alta qualidade e absorção através de uma fonte 100% natural.

Este artigo mergulha em todos os detalhes sobre caldo de ossos, desde sua origem histórica até os principais benefícios para saúde, assim ajudando a entender e explicar sua fama de “ouro líquido” e “elixir ancestral”, assim como os motivos de ser tão aprovado e endossado por profissionais de saúde e atletas.

O que é Caldo de Ossos, e por que é tão especial?

Caldo de osso é um superalimento especial porque tem propriedades nutricionais únicas: é rico em colágeno, proteínas, minerais e vitaminas ao mesmo tempo que é 100% natural e minimamente calórico (menos de 50 kcal por porção no da WonderLev).

Todos esses nutrientes estão presentes nos ossos, no tutano e nos ligamentos, principalmente de bovinos e frangos, e são extraídos e liberados através da longa cocção (mais de 20 horas) com adição de vinagre orgânico de maçã que auxilia na extração desses nutrientes. O resultado é um caldo com densidade nutricional, nutrientes essenciais de fácil ingestão, alta qualidade e absorção pelo organismo.

Mas atenção: Caldo de Ossos só pode levar esse nome se for preparado da forma correta, que inclui a longa cocção e quantidade máxima de ossos com relação a água, para assim ter uma alta concentração de nutrientes, proteínas e colágeno natural. E é justamente a alta concentração de colágeno que indica o maior sinal de qualidade do caldo: se transformar em uma gelatina na geladeira. Caso não cumpra esses pré-requisitos básicos, não é um legítimo Caldo de Ossos no qual o foco é elevar saúde e nutrição, mas sim apenas um caldo culinário que leva uma pequena quantidade de ossos na sua composição para tentar se passar por ele.

Confira o legítimo Bone Broth -
O Caldo de Ossos da WonderLev

Caldo de Osso Bovino WonderLev
Caldo de Osso Bovino WonderLev
Tabela Nutricional Caldo de Ossos WonderLev
Caldo de Osso Bovino WonderLev
Ingredientes Caldo de Ossos WonderLev
Modo de Preparo Caldo de Ossos WonderLev

Caldo de Osso Bovino

SAIBA MAIS
Caldo de Ossos de Frango - Caldo de Osso e Pé de Galinha
Caldo de Ossos de Frango - Caldo de Osso e Pé de Galinha
Tabela Nutricional Caldo de Ossos de Frango WonderLev - Caldo de Osso e Pé de Galinha
Caldo de Ossos de Frango - Caldo de Osso e Pé de Galinha
Ingredientes Caldo de Ossos de Frango WonderLev - Caldo de Osso e Pé de Galinha
Como Preparar Caldo de Ossos de Frango WonderLev - Caldo de Osso e Pé de Galinha

Caldo de Osso de Frango

SAIBA MAIS

Origem histórica

A origem do caldo de ossos remonta a períodos pré-históricos. Nossos ancestrais caçadores-coletores já consumiam, pois, desperdiçar partes de um animal era impensável. Caçadas bem-sucedidas eram tão raras que cada parte do animal era preciosa – e não apenas a carne que a maioria das pessoas compram no supermercado hoje.

O que eles não sabiam, é que esse alimento tinha propriedades únicas e nutrientes de alta biodisponibilidade, difíceis de serem obtidos em outras fontes. Isso os nutria com aquilo que realmente precisavam para fortalecer a musculatura, as juntas, fornecer energia limpa e rápida, auxiliar na recuperação e promover saciedade.

Avançando na linha do tempo histórica, o caldo de osso continuou sendo utilizado por diversas culturas ao redor do mundo há milhares de anos. Na Grécia antiga com Hipócrates – reconhecido como o “pai da medicina” – que recomendava para tratar problemas digestivos. Também cruzando fronteiras internacionais e há mais de 2.500 anos sendo recomendado pela tradicional Medicina Chinesa.

Transmitido por gerações, o caldo de osso também era popular no Oriente Médio. No século 12, ganhou popularidade e ficou conhecido como a “penicilina judaica” com o médico e filósofo, Maimônides, que recomendava a seus pacientes e descrevia como “além de uma excelente comida, uma medicação”.

A história do caldo de osso ao longo dos anos prova porque esse superalimento é um “elixir ancestral” chamado de “ouro líquido” e porque manteve sua reputação com inúmeros benefícios à saúde. 

Por que é considerado um Superalimento?

O que explica o caldo de ossos ter o título de superalimento e ser tão diferenciado é, basicamente, a junção de três fatores em uma única fonte:

Fator #1 - Benefícios ao corpo inteiro: desde a vitalidade da pele e cabelo, saúde e regeneração dos tecidos internos até emagrecimento e ganho de massa muscular e anti-inflamação.

Fator #2 - 100% Natural: rico em proteínas e colágeno de alta qualidade e alta absorção, livre de tudo aquilo que é artificial.

Fator #3 - Perfeito para todas as dietas: é leve, suave, minimamente calórico, zero carboidrato, zero gordura e rico em nutrientes que o corpo realmente precisa.

Principais Benefícios

Grande parte dos benefícios do caldo de osso, se originam da combinação de 19 aminoácidos facilmente absorvíveis, e do grupo incrível de nutrientes encontrados conhecido como Glicosaminoglicanos (GAGs), que são poderosos por serem responsáveis pela produção de colágeno e elastina. Muitas vezes encontrados em várias formas de suplementos, eles são conhecidos pelos seus papéis na prevenção e alívio da artrite, assim como são fundamentais para o anti-envelhecimento, fortalecimento dos ligamentos e cartilagens, vitalidade e firmeza dos tecidos.

Os principais benefícios são extremamente abrangentes e podem ser definidos em nove grandes pilares que sustentam, promovem e elevam a saúde.

1. Perfil nutricional completo:
a. Ossos de animais são ricos em cálcio, magnésio, potássio, fósforo e outros minerais - os mesmos minerais necessários para construir e fortalecer nossos próprios ossos
b. O tecido conjuntivo fornece glucosamina e condroitina, aminoácidos naturais encontrados na cartilagem que são conhecidos por promover a saúde das articulações.
c. O tutano fornece vitamina A, vitamina K2, minerais como zinco, ferro, boro, manganês e selênio, bem como ácidos graxos ômega-3.
d. Todas essas partes de animais também contêm a proteína colágeno, que se transforma em gelatina quando cozida e produz diversos aminoácidos importantes. À medida que os ossos fervem, seus nutrientes são liberados na água de uma forma que o organismo pode absorver facilmente.

2. Vitalidade da pele, cabelo e unhas:
a. É fonte de colágeno natural, o protagonista da saúde e vitalidade dos nossos tecidos. Então quando incluímos caldo de ossos na nossa alimentação, o resultado para a vitalidade pele, cabelo e unhas é visível.

3. Energia, performance e músculos:
a. É rico em aminoácidos, eleva os níveis de creatina e estimula o hormônio do crescimento. Assim melhora a recuperação das fibras musculares, nos dá energia e ganho de massa magra.

4. Emagrecimento:
a. O caldo de osso é tipicamente muito baixo em calorias, mas ainda promove sensação de saciedade por ser rico em colágeno, proteínas, minerais e vitaminas. Portanto sacia através de nutrientes que o corpo realmente precisa e consumi-lo regularmente pode reduzir a ingestão de calorias gerais na dieta e levar à perda de peso ao longo do tempo.
5. Articulações fortes e saudáveis:
a. Caldo de osso contém prolina e glicina, que o corpo utiliza para construir seu próprio tecido conjuntivo. Isso inclui tendões, que conectam músculos aos ossos e ligamentos, e que por sua vez conectam os ossos uns aos outros.
b. O caldo de ossos também contém glucosamina e condroitina, que são compostos naturais encontrados nas cartilagens.
c. Portanto, todos esses aminoácidos naturais promovem a saúde das articulações, e são essenciais para a nutrição, fortalecimento e regeneração dos nossos ossos, juntas e ligamentos.
6. Anti-inflamatório:
a. Os aminoácidos encontrados no caldo de osso, incluindo glutamina, glicina e arginina, têm fortes efeitos anti-inflamatórios.
b. A arginina, em particular, pode ser especialmente benéfica para combater a inflamação crônica.
c. A glutamina, junto ao colágeno forma a gelatina e mantém uma camada protetora dos tecidos internos, sendo forte aliado no combate à inflamação e a Síndrome do Intestino Irritável (SII).

7. Saúde e regeneração do sistema digestivo, principalmente, do intestino:
a. O caldo de osso tem digestão incrivelmente fácil e leve, e ajuda na digestão de outros alimentos.
b. A gelatina natural encontrada no caldo de osso atrai líquidos, que se ligam ao trato digestivo, o que ajuda os alimentos a se moverem mais facilmente pelo intestino.
c. A glutamina, que é um aminoácido presente na gelatina/colágeno, ajuda a manter a função da parede intestinal e é conhecido por prevenir e curar o “intestino permeável” também conhecido como “leaky gut”.
d. O intestino permeável está associado a várias doenças crônicas, e ocorre quando a barreira entre o intestino e a corrente sanguínea é prejudicada causando a absorção de substâncias que normalmente não deveriam ser absorvidas pelo corpo, assim levando a inflamação e diversos outros problemas.
e. Por todas essas razões, tomar caldo de osso pode ser benéfico para indivíduos com intestino permeável, síndrome do intestino irritável (SII) ou doença inflamatória intestinal (DII), como colite ulcerativa ou doença de Crohn.

8. Função cerebral, foco e cognição:
a. É rico em condroitina que desempenha um papel importante na regeneração e plasticidade do Sistema Nervoso Central, sendo essencial para o aprendizado, memória e foco.

9. Qualidade do sono:
a. Contém cálcio, magnésio e, principalmente, glicina - estudos mostram que quando consumimos essa combinação de nutrientes antes de dormir há uma grande melhora na qualidade do sono.

Caldo de ossos na atualidade

Estamos vendo um grande ressurgimento na popularidade do caldo de osso assim como a busca das pessoas por uma alimentação realmente saudável, livre de todos os males de uma alimentação moderna industrializada e ultra-processada.

As pessoas estão começando a rejeitar a compra de “produtos alimentícios”, produzidos em massa, altamente industrializados e ultra processados feitos por grandes corporações. 

A industrialização e o processamento de alimentos aliados a desinformação, quase varreram a história do caldo de osso. Mas o futuro é promissor!

Com o passar dos anos, podemos esperar ver mais e mais pessoas incorporando esse superalimento em sua dieta para obter todas as suas propriedades nutricionais transformadoras e regenerativas.

Com a crescente demanda por saber exatamente o que estamos colocando no nosso organismo – e garantir que nossa comida seja da mais alta qualidade – as pessoas estão voltando sua atenção para uma alimentação limpa, livre de todas as artificialidades da grande indústria.

Caldo de Ossos na WonderLev

Para nós da WonderLev, caldo de osso é um ícone, pois representa tudo aquilo que acreditamos em saúde através de nutrição completa, limpa e regenerativa, e também por conter as principais características de um superalimento, que são:

a. Ser 100% natural
b. Ter nutrientes essenciais de alta absorção pelo organismo
c. Estar alinhado a evolução e ancestralidade dos seres humanos que possibilitaram nosso desenvolvimento
d. Ser livre de tudo aquilo que faz mal

Comece já a transformação da sua saúde, peça agora o seu caldo de ossos da mais alta qualidade em www.wonderlev.com.br

Referências bibliográficas:

- 'Nourishing Broth’ - Sally Fallon Morell of Weston A Price Foundation
- Cysteine, histidine and glycine exhibit anti-inflammatory effects in human coronary arterial endothelial cells - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3278693/
- L-Glycine: a novel antiinflammatory, immunomodulatory, and cytoprotective agent - https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12589194/
- Oral ingestion of a hydrolyzed gelatin meal in subjects with normal weight and in obese patients: Postprandial effect on circulating gut peptides, glucose and insulin - https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18319637/
- Single-protein casein and gelatin diets affect energy expenditure similarly but substrate balance and appetite differently in adults - https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19864402/
- Combined chondroitin sulfate and glucosamine for painful knee osteoarthritis: a multicentre, randomised, double-blind, non-inferiority trial versus celecoxib - https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25589511/
- Role of glucosamine in the treatment for osteoarthritis - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3456914/
- Structural and symptomatic efficacy of glucosamine and chondroitin in knee osteoarthritis: a comprehensive meta-analysis - https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12860572/
- The Sleep-Promoting and Hypothermic Effects of Glycine are Mediated by NMDA Receptors in the Suprachiasmatic Nucleus - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4397399/
Glycine ingestion improves subjective sleep quality in human volunteers, correlating with polysomnographic changes - https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1479-8425.2007.00262.x
The effects of glycine on subjective daytime performance in partially sleep-restricted healthy volunteers - https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22529837/
- Bone Marrow: A Source of Nutritionally Valuable Fats as Typified in the Femur of Ram and Bull - https://www.researchgate.net/publication/274715640_Bone_Marrow_A_Source_of_Nutritionally_Valuable_Fats_as_Typified_in_the_Femur_of_Ram_and_Bull
- Level of selected nutrients in meat, liver, tallow and bone marrow from semi-domesticated reindeer (Rangifer t. tarandus L.) - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3417664/